terça-feira, 2 de abril de 2013

De Um sonho - BEDA #2


Hoje tive um sonho engraçado.

No geral, se a gente lembra de um sonho e pensa um pouquinho sobre ele, dá pra imaginar de qual filme/livro/situação surgiu pelo menos um dos elementos daquele sonho. Pelo menos é como acontece comigo. Mas no sonho de hoje, eu não tenho verteza de onde tirei um dos elementos.

Sonhei que uns olheiros de arte (um homem e uma mulher) viriam avaliar os quadros de um amigo meu. O amigo era meu vizinho de frente da infancia, que não mora no mesmo predio faz uns 10 anos (eu me mudei de lá poucos meses depois dele). Independente disso, lá estávamos, os dois e ambas as famílias (o pai dele estranhamente vestido todo de preto, com pulseiras estilo coleira de cachorro, meio metaleiro), tentando arrumar espaço na sala pra expor as mais de 60 telas pintadas por ele.
Eram telas dos mais variados tamanhos, coloridas ou em preto e branco, e eu podia ver claramente o desenho de muitas delas. Temas cotidianos estavam representados ali, imagens dele pequeno, de sua irmã, e de pequenas coisas relembrando a nossa infancia, e eu tinha a todo momento a estranha sensação de que um dos quadros tinha uma pintura da miha pessoa, mas era como se esse quadro eu nunca conseguisse olhar diretamente.
Depois de varias tentativas e da decisão de tirar todos os moveis da sala, chegaram os olheiros e gostaram bastante de alguns quadros. os quadros que eles gostavam, faziam uma marquinha na areia (de repente todos os quadros estavam dispostos em cima de montes de areia que batiam na altura do meu peito), e após a saída deles, tínhamos que correr e separar os quadros antes que a areia desmanchasse a pequena marca.
Daí eu acordei.

Acordei achando estranho o meu vizinho, que estuda medicina e que eu nunca vi desenhar nem uma casinha ser um pintor em meu sonho, o pai dele, um senhor agradavel e barrigudo, um metaleiro maquiado, e eu uma especie de ajudante de galeria de artes.

Por fim, acho que posso relacionar as pinturas com um livro que li recentemente, em que o personagem principal é pintor... Mas porque meu vizinho? E as imagens? E a areia?

Seria a areia símbolo da facilidade com que os quadros da minha infancia se vão? levados pelo tempo como grãos de areia ao vento, que eu corro pra alcançar antes que se desmanchem? Os quadros uma tentativa de recuperar um tempo perdido, um tempo que se esvai, e que já se foi? Talvez eu esteja interpretando demais, ou sonhando acordada, mas eu queria encontrar pelo menos a razão de ter sonhado com esse menino, meu companheiro de leituras de tanto tempo atrás, com quem eu não falo faz mais de um ano...





2 comentários:

  1. Uma vez eu tive de ler Freud para uma matéria minha na faculdade e o que ele diz é - pasme - que ninguém pode interpretar o sonho de outra pessoa. Porque só a própria pessoa tem os referenciais todos que precisa para poder desvendar o sonho. E isso é muito louco porque a maior parte do tempo nem eu mesma consigo desvendá-los. Ou seja. haha
    Mas achei bonita a sua interpretação sobre a areia significar a passagem do tempo e a tentativa de recuperar o tempo perdido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que diz que são meros recortes que nosso cerebro não consegue encaixar e daí monta em quebra-cabeças meio desconjuntados... mas eu gosto de brincar com as possiveis maneiras de entender o sonho. é no mínimo divertido. hehehe =) Que bom que vc gostou.

      Excluir