sábado, 25 de dezembro de 2010

De desejos de Natal


Desejo a você...
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua Cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender uma nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel...
E muito carinho meu.

(Carlos Drummond de Andrade)

domingo, 19 de dezembro de 2010

De uma primeira semana sem tempo


Os dias seguintes passaram entre papeis e papeis, e palestras e contratos, e explicacoes.
So uns dois dias depois pudemos receber nossas carteirinhas e ir ate os parques. Tudo bem que a primeira visao que eu tive n Magic kingdon foi do backstage, mas quando a gente chegou na visita educacinal ao parque, e a fada madrinha da Cinderella nos fe um Bibidi Bobidi Bu especial, foi uma perfeita maneira de ingressar nas fantasias de Walt Disney. pena que estávamos todos com discretíssimos fones de ouvido acoplados a radios para ouvir nossa treinadora falar, entao nao deu pra curtir muito alem do programado.

Mas nao fa mal, porque naquela noite, fomos ao Wishes, o show de fogos mais lindo que eu ja vi... fora a trilhaa fantastica e a aberturaa com a sininho voando do alto da torre do castela até a entrada do parque, sobre nossas cabecas...
Fui com algumas pessoas, mas a mais divertida de se observar era o Marcos, ppq quando ele era pequeno e veio aqui, o wishes foi cancelado por conta do mal tempo... era o traume dele fa uns 10 anos... daí ele se realiou, né ? hehehe, ele ficava do nosso lado, falando... caraca... que lindo....caraca!! uhauhauahuaau

A foto do comeco é do castelo ä noite, uma das muitas coloracoes que ele recebe....bem classica de quem vai ä Disney...hehehehhehe

Bom, depois disso, eu fui no meu dia de folga ao Hollywood Studios, e ppassei um dia lá (fotos virao), mas a maior parte do tempo foinde treinamento. Essa semana nanda veio pra cá, e aí sim, fui com ela ao Animal Kingdon e ao parque do HP no UNIVERSAL (fotos dependem dela... hehehhe) MUITO BOMMMMMMMMMMMMM

Acabei encntrando lá na fila do castelo doHP (pasmem) Castro!!! Quem diria que eu encontraria uma menino que fa teatro comigo em Fortaleza, assim, por acidente, em Orlando? uhauhauah, bom, adorei a visitar os parques com Nanda, Laura e Diego (ele é dos meus em materia de montanha russa...hehehehehhe) em breve postarei com mais detalhes sobre os passeios com eles... mas Nanda foi embora ontem, e ontem eu fui ao Hollywood de novo, e vi o espetaculo das luzes dancantes, que e lindooooo.

Hoje, acordei tarde e vou trabalhar das 14:45 até 21:15, horario da Florida.

Pronto. Agora nós estamos na mesma página!
Vou fazer o almoco...
Té mais!!!

Continuando

Bom, acho que vou ter que condensarr um pouco as narrativas, pra ver se consigo acabar com esse delay entre nós.

Continuando....

Depois de Miami, voamos pra Orlaando e chegamos nos complexos de cndominio por vlta de umas 3 da tarde. Todo o processo de check in depois..... e estávamos alojadas em nossa nova casa. Eu, Diana e Juliana, ambas paulistas. Só faltava conhecer nossa outra roomate, Patty, de quem so sabíamos o nome porque ela tinha posto um bilhetinho de boas vindas na geladeira.

Arrumei as minhas coisas em gavetas (ja sabendo que as roupas de calor iam ter que esperar) na minha parte da comoda e no meu criado mudo. Como eu dividi o quarto e com quem? Simples: depois de um zerinho ou um, as duas meninas acabaram juntas e sobrou pra mim pegar o quarto que ja estaava semi ocupado pela incógnita Patty. Bom, eu acabei me dando bem, uma vez que o meu banheiro tem 2 vees e meia o tamanho do delas...hheheh, sim, ja falei que meu apartamento tem uma sala de estar, uma de jantar, uma cozinha americana (nao, se fosse no Brasil ela nao era uma cozinha brasileira, pai...) com geladeira, microondas, fogao e lava loucas e duas suites???

hehe, uma breve vizualizada do ponto de vista do sofa da sala pra vcs:


foto panoramica tirada pela minha nova maquina

Minutos depois de instalada, fomos descobrir que a icognita Patty era nada mais nada menos que uma outra brasileira, ou, ainda, uma outra paulista...

Entao, passamos ä parte pratica: encher a geladeira e comprar basios pra casa. Lá vamos nós ao Walmart que, sinceramente, me fez sentir no EXTRA.... Além dos 400 brasileiros recem chegados, famílias de brasileiros faiam compras por ali... a galera de orlanod que devia estar se sentindo excluida....o pessoal nem tentava falar ingles com ngm, era na base do "foi mal" "onde vc achou isso" e "vc sabe onde fica aquilo?"

Depois de devidamente abastecidas com Michelinas, rolos de papel higienico e afins, voltamos pra casa,pra cair na cama e só acordar no dia seguinte.

sábado, 11 de dezembro de 2010

De uma primeira semana...com um pouco mais de calma

Olá!!!

Vou tentar escrever com mais cuidado dessa vez, mas como ainda nao conheço esse teclado, vou ter que me ajustar um pouquinho, entao nao reparem nos errinhos, tá??

Pra explicar: estou escrevendo do pc da minha roomate mais imediata, ou seja, a quee divide o quarto comigo, Patty, enquanto ela toma banho. Pra situar legaal vc, aí vai uma crônica de começo de jornada:

A mais nova aventura de Monnique Sao Paio:

Depois de entrar no aviao em fortaleza, rumo ao Rio, conheci aalguns dos ICPs que estavam por lá, inclusive o Danilo,amigo do Cris, que faz coral comigo. Nomes e resumos de alguns para futuras referencias: Murilo (alto, brincalhao),Felipe (que me chama e me apresenta como MEXXXMO pra quem quiser ouvir) ,PH (leia-se pi-8, fa sociologia, e tem hipocndria controlada, sobre a qual ele costuma brincar de vez em quando. Analisa sociologicamente um monte de coisa no meiode uma conversa, magro, altura mediana), Marcos (magro, baxio, quietinho, mas divertido), e mais algumas meninas, como a Lisly (que fe aniversario no dia do voo), a Marcela (muito amiga do Felipe, adora imitar meu sotaque), a Lana (farreira,bem enturmada, mora no vista) e mais alguns, Mateus,Tiago, ...

Muito bem, voo completo, chegamos ao Rio e Netto ja estava lá. Almocei com ele, colocamos o papo em dia, demos mil voltas pelo galeao (pq ele SABIA onde a gente tava) e ate achamos a capelinha do aeroporto com (pasmem!!) santíssimo presente.

Depois, nos encontramos com BB, mais papo em dia, muito deles dois zuando com a minha cara, e muita saudade matada, me despedi dos meninos e fui me juntar ao resto dos ICPs, que ja tinham conheci uma gaalera de Minas, de onde surgiram Cissa (cec[ilia,uma menina fofa, baixinha, que 'a cara da emília, com atitudes e td, que fala um Ocê mt fofinho), Tiago (o mineirinho tipico, calado, e mt cavalheiro, que trouxe o violao, formado em engenhaaria e cursando medicina), Caio (mais falante, mas o mesmo cavallheirismo) e Mateus.

Tendo agregado essa galera, tiramos uma foto com a galera do rio, que viria num voo mais cedo,passeamos na sala de embarque, e, 12 horas depois da chegaada ao Rio, embarcaamos pra Miami.

5 horas de voo com filmes bizzaros de sessao da tarde, uma turbulencia divertida que derramou refrigerante no japinha sentado do meu lado, e um cobertor que aquecia mas nao ajudava a encontrar uma posiçao legaal pra dormir depois....chegamos em Miami.

A linda Miami, onde o tempo do lado de fora do aeroporto era mais frio que o de dentro e nada abre äs 5 da manha, hora em que chegamos la. Nada de mais ali, alem de uma rapida vislumbrada dos gêmeos em açao, mortos de cansaço de viagem, e de uma demonstraçao de cortesia inesperada.

Saimos do aeroporto pra tirar uma foto na frente do letreiro que dizia Miami, como bons turistas que somos. Decidimos colocar a máaquina no automatico naa calçada, sobre um apoio, e atravessar a rua, pra apaarecermos todos na foto, a uma boa distancia.

Enquanto a gente se agrupaava pra decidir isso, e coolocar o timer na maquina, os motoristas, ao ver um grupo de pessoas na calçada, pararam de andar.Deixamos os caras passarem, fazendo sinal de que nao queriamos atravessar, e posicionamos amaquina, e td mais.
Atravessamos a rua bem devaagar, pra dar tempo da maquina nao pegar os carros,mas ja estavamos todos do outro lado e o flash ainda nao tinha disparado. Notando que era uma foto, os motoristas esperaram o flash bater pra arrancar com o carro. Juro. o nome disso é 1 mundo. #falei

Bom, continuaremos mais tarde.....

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

De um comeco

Eu pretendia faer isso com mais calme, e com mais elaboraacao, mas o tempo aqui e corrido, enttaoe melhor faer qqassim do qque nao faer at all

saibam que estou bem, ta frio, mas eu to agaasalada, to comendo bem, e ainda nao torrei meu dinhiro todo em balas.

Os teclados de pc aqui sao horriveis, e eu ainda nao comprei o meu, mas a comprei a camera, entao ftos virao.

eu to bem, ando em boa companhia, estou em reinamento, ainda nao comecei a trabalhar, e tenho o dia de amanha livre pra passer pelosparques... ruim, ne???

moro com 3 brasileiras, todas paulistas, e meu banheiro em suite com banheira. A casa tem aquecedor, enao relaxem que pelo menos indoor eu to quentinha. Os labios sofrem um pouquinho, mas a comprei manteiga de cacau e ta melhorando.

Ainda nao tive coragem nem tempo de lavar o cabelo, com medo de nao secar.

Ontem de noite saiu fumaca da nossa boca.

A disney oferevceu um baile de inverno chaamado Winter Formal anteontem e foi um arraso.

Essa e pro meu pai: conheci hoje umamenina que nasceu em nikity, e morava em sao goncalo e ta no icp. elaa estuda na unirio.

por hoje e isso, folks.


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

De uma nova aventura

Preparem-se para as Aventuras de NiKky no Mundo Encantado.
Protagonizada e estrelada por Nikky
Narrada por Nikky
Produzida por Nikky

Em breve, no Coisas de se ler, bem pertinho de vc.

De uma árvore e bolinhas


Sobre algo bem simples.
Uma árvore
e bolinhas

e sorrisos, e papéis, e durex, e palha, e lacinhos de fita
De vermelho e dourado
cobrindo o verde
De luzes pequeninas
e de anjos

De abrir espaço e mudar
e de fotografas, e de honrarias,

De uma estrela no topo da árvore

e de antecipar um momento pra que todos se reúnam

Do simples e singelo momento
De se enfeitar uma árvore
E montar um presépio

terça-feira, 30 de novembro de 2010

De um lista idiota.


Achei essa lista e comecei a achar que se fazer isso é ser idiota, então eu sou a mestre das idiotas! XDD

Muito legal, em uma comu do orkut.

Lista de 100 Coisas Idiotas que vc já fez:

1. Fingir que Tic Tac é cápsula de remédio.

2. Apostar corrida com o locutor da tele-sena no comercial falando os números sorteados

3. Desenhar um relógio no braço quando era criança.

4. Tampar o ralo do chão do banheiro pra fazer uma piscininha.

5. Comer Trident com papel porque "papel de Trident é comestível"

6. Fazer a proeza de enfiar o dedo no próprio olho sem querer

7. Ficar entortando aquele lápis verde, e quebrar.

8. Apostar corrida de gotas na janela do carro quando tá chovendo.

9. Sonhar que foi pra aula pelado, ou sem uma parte da roupa.

10. Apagar tudo que estava escrevendo, quando vê que a outra pessoa está digitando alguma coisa no MSN.

11 Tentar equilibrar o interruptor de luz no meio, entre aceso e apagado.

12 Tirar uma nota melhor que o Nerd da sala sem ter estudado.

13 Abrir uma nova guia na internet e esquecer o que ia fazer.

14 Fingir que está fumando aqueles palitinhos salgados "Stiksy" da Elma Chips.

15 Ficar mordendo o copo de plástico depois de beber o que tinha dentro, depois rasgar em várias tiras pra fazer um sol.

16 Deixar sempre o volume do rádio/tv em um número redondo ou múltiplo de 5.

17 Ficar com preguiça de colocar um rolo novo de papel higiênico no lugar e deixar ele solto na pia.

18 Ficar desconfortável quando está assistindo TV ou um filme com os pais e começa uma cena de sexo.

19 Falar mal de alguém para outra pessoa e descobrir que era um parente/amigo dela.

20 Responder algo para alguém que está na sua frente e descobrir que a pessoa não estava falando com você

21 Tirou o recheio de todas as Trakinas do pacote pra depois comer tudo de uma vez.

22 Esqueci o Twitter aberto por 15 minutos e quando voltei tinha 159 tweets pra ler.

23 Sentir a necessidade de apertar uma tecla sempre que passa perto de um teclado ou piano.

24 Sonhar que está tentando correr e mesmo assim se mover vagarosamente.

25 Desligar o plugin do MSN que mostra a música que você tá ouvindo para ouvir
musicas toscas escondido

26 Gritar "Aeeeee" quando a luz acaba

27 Quando era pequeno, fingir que estava dormindo quando chegava de carro em casa, pra ser levado no colo pra dentro.

28 Ficar falando coisas obscenas (ou gemendo hahha) quando um amigo está falando com os pais no telefone.

29 Abrir o freezer e ficar feliz ao ver o pote de sorvete, abrir e ver que é feijão congelado.

30 Colocar caixinha vazia de Chiclets Adams/Clorets no dedo indicador.

31 Na hora de digitar a senha errar uma letra e apagar tudo só pra ter certeza.

32 Escrever uma risada gigante no MSN mesmo sem estar rindo.

33 Dar umas 5 chineladas em uma aranha. Ela nunca morre na primeira, começa a se retorcer, e vc tem que acabar logo com o sofrimento.

34 Estar assistindo algo super legal na Tv, e mudar sem querer tentando aumentar o volume.

35 Ficar se coçando com uma caneta e só depois de um tempão ver que se riscou inteiro porque a ponta tava pra fora.

36 Já falei para a mãe do meu amigo, que estava sem fome, mas estava com muita fome.

37 Tentar cortar um pedaço de carne com uma faca ruim, quando finalmente consegue, o pedaço sai voando do prato junto com o arroz.

38 Achar que está ganhando de alguém no videogame até descobrir que a sua tela era a de baixo.

39 Se molhar inteiro quando tenta lavar uma colher.

40 Se olhar no espelho no final do dia/aula e perceber que ficou o dia inteiro com o cabelo zoado, ou com alguma coisa na cara.

41 Querer digitar "!!!!!!!" e aparecer um "1" no meio!!!!!1!!
42 Levar mais tempo procurando o controle remoto do que levaria para simplesmente levantar e ligar direto na TV.
43 Colocar o braço perto da TV só pra ver levantar os pelinhos do braço.
44 Tentar pegar uma coisa que está caindo e derrubar outra.
45 Trabalho= 1.Wikipedia.com. 2. Ctrl+C. 3.Ctrl+V. 4.Mudar palavras difíceis. 5. Título, Nome. 6. Data de uns dias atrás.
46 Quando a vida tá muito complicada querer voltar no tempo, quando as únicas preocupações eram ganhar Tazos e
acompanhar Pokémon.
47 Quando era pequeno, acordar cedo, pegar um cobertor e ir para a sala assistir desenho
48 Ficar com raiva de si mesmo quando queima a língua.
49 Quando tem alguém concentrado contando alguma coisa, ficar falando números aleatórios, só pra confundir.
50 Quando pequeno, querer ter uma entrada para o quarto igual do Nino do Castelo Rá-Tim-Bum.
51 Achar que a prova/teste foi fácil... até receber a nota.
52 Ter vontade de engolir o Bubbaloo vermelho.
53 Roubar dinheiro no banco imobiliário.
54 Se sentir O CARA quando abre o livro na exata página que o(a) professor(a) pediu
55 Colocar o celular no silencioso quando pedem pra desligar.

56 Contar quantas pessoas têm na sua frente pra saber qual questão você vai ter que responder pro(a) professor(a).

57 Zoar um professor substituto junto com a turma inteira.

58 Fazer uma lista mental de todas as cagadas que você fez nas últimas semanas, quando o pai/mãe fala:"Precisamos ter uma conversa".

59 Ficar na tensão quando alguém vem e fala: "Preciso falar com você.."

60 Gostar quando acontece uma cagada enorme mas no final tudo fica bem, e você ganha uma história boa pra contar pra todo mundo.

61 Ir dormir Domingo esperando a próxima Sexta-feira ou feriado.

62 Ficar muito feliz quando tem uma pergunta no teste, que dá a resposta para outra.

63 Derrubar gelo no chão e chutar pra de baixo da geladeira, pra não precisar pegar.

64 Antes de ir dormir, contar quantas horas vai ter de sono até ter que acordar.

65. Ir na academia só pra conversar. Mal faz exercicío algum;
66. Apostar corrida com a sombra;
67. Apertar a campainha do vizinho e sair correndo;
68. Entrar no banheiro com a Luz apagada, e quando sair Acender;
69. Fingir que está falando no celular e de repente alguém te liga;
70. Fechar a porta da geladeira bem devagar e ficar olhando a luz apagar;
71. Começar a dar risada SEM MAIS E SEM MENOS dentro do ônibus;
72. Sentar dentro do carrinho do supermercado e pedir para alguém te empurrar bem rápido;
73. Descer a rua de bike sem as mãos. Parece que você está voando;
74. Colocar o despertador no mesmo horário nas férias, só para ter a sensação de poder continuar na cama até mais tarde.
75. Pausar a música por 1 minuto e 1 hora depois perceber que ela ainda tá pausada.
76. Responder: “Não” quando alguém te pergunta “Tudo Bem? só pra ter assunto pra conversa.
77. Mostrar um vídeo engraçado do YouTube pra alguém e ver se ela tá rindo
78. Ter sempre a última folha do caderno rabiscada.
79. Tentar abrir a porta do carro no exato momento que ela está sendo destravada, não consegue tenta de novo e acontece
a mesma coisa
80. Estar no meio de um sonho e saber que aquilo não é real , que é só um sonho.
81. Tentar arrotar o alfabeto.
82. Fazer moicano, no banho, com o cabelo cheio de espuma.
83. Lamber os dedos sujos de Doritos.
84. Abaixar o som do PC achando que alguém estava te chamando, e não era ninguém

85. Chamar o Faustão de gordo-chato, quando ele interrompe alguém
86. Clicar com o botão direito no emoticon do MSN só pra ver o significado que a out.
87.Ficar irritado quando a banda que você gosta vira modinha.

88. Acordar 10 minutos antes do horário marcado no despertador e dormir de novo até ele tocar.

89. Colocar de volta a pontinha do lápis quando ele quebra e não tem apontador por perto.
90. Trocar o toque do celular e ligar do fixo pra ver como ficou.
91. Procurar alguma coisa loucamente e só achar depois que já desistiu de procurar.
92. Salvar arquivos com o nome asdasfasfdasd por preguiça.
93. Não olhar diretamente pra professora quando ela está perguntando algo pra turma ou chamando na frente, com medo
de escolher você.
94. Sair do banho, notar que esqueceu a toalha e ficar gritando: “Oh mããããe!”
95. Falar pro professor:”Tá, já entendi” mesmo que não tenha entendido. Só pra ele parar insistir em tentar te explicar.
96. Colocar a TV no mudo para dublar as novelas etc...

97. Quando atravessar a rua pisar apenas na parte pintada da faixa de segurança.

98. Fazer o lanche e esperar seu programa preferido começar para comer.
99. Dar uma de DJ aumentando e diminuindo o volume do rádio.
100. Fazer um e-mail tosco quando era mais novo e ter vergonha quando te pedem pra passá-lo hoje em dia.


Admito ter feito muitas dessa aí, e faria várias de novo. (Algumas eu ainda faço) hehe

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

De ansiedade...


"São caminhos não traçados que, súbito, desabrocham diante de nós
E nos pedem confiança, e serenidade, e firmeza
E nos pedem flexibilidade, e calma, e certeza


É a vida que se desenrola e vai e vai
E sem pedir licença nos transforma e nos carrega
Astronave de Toquinho
Que quase não podemos pilotar


Mas o desejo de tomar em mãos o controle se divide
Com a vontade de ver aonde tudo vai chegar
E a confiança n'Aquele que tem o verdadeiro controle é maior
E mas tranquilizadora.


Quero seguir a correnteza,
Na certeza de que uma mão condutora
Não me deixará desaguar em uma cascata
Cachoeira, queda intransponível.

Mas, ainda assim, com a força
De quem carrega o remo e a vontade
Sempre à altura dos olhos,
Ao alcance das mãos."

Nique Esteves

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

De efemeridades

Engraçado como o tempo passa quando a gente não está olhando.

Ontem mesmo eu era uma criança,
e os olhos castanho escuros que me olhavam de volta no espelho eram sempre zombeteiros.
Estranho como escrever uma data ou a nossa idade pode ser surpreendente.

Faz anos que eu não ando de bicicleta.

E, ainda assim, eu me sinto a mesma menina metida a sabe-tudo de 10 anos de idade,
a mesma sonhadora, a mesma exagerada, a mesma insegura.
Sou ainda aquela a quem as pessoas gostam de contar os problemas
Ainda aquela que faz de tudo pra ajudar alguém...

Nunca deixei de ser a menina perfeccionista,
que morde os lábios se alguém faz algo errado, e quer abraçar o mundo

Ainda sou mandona, e irritadiça,
especialmente se acordo muito cedo

Ainda sou boba e dada a gargalhadas altas e exageradas,
ainda sou eu mesma
eu acho

Mas me dizem que eu cresci
e os anos me apertam.

Quem foi que falou que é preciso mudar?
Por acaso crescer é deixar de lado a essência do que a gente realmente é?
Sou eu mesma, aqui dentro.
Ainda a eu que se equilibra no meio fio,
ainda aquela que mergulha de cabeça nos livros,
ainda a viciada em palavra,
a metida a poeta, a brincalhona, a tímida, a atriz, a de bochechas grandes e sorriso brilhante

E posso fazer o que quiser,
posso ser quem quiser
Mas escolhi ser eu mesma
A mesma eu que sempre fui

uma vez me disseram que almas não envelhecem.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Porque eu preciso fazer

... não importa o quão atrasada eu esteja

Dia 01 – um livro que te surpreendeu completamente: pode ser tanto positivamente ou negativamente. Ou ambos. Vai de vocês. :)
Dia 02 – um livro que te fez chorar
Dia 03 – o melhor livro que você leu nos últimos 12 meses
Dia 04 – um livro que você leu mais de uma vez
Dia 05 – o primeiro livro que você lembra de ter lido
Dia 06 – capa de livro favorita
Dia 07 – um livro que achou difícil de ler:
o difícil pode ser tecnicamente (ortografia, estilo) ou emocionalmente.
Dia 08 – um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez
Dia 09 – a melhor cena que você já leu:
assim como nos filmes, sempre tem uma cena literária que fica marcada na nossa memória.
Dia 10 – um livro que você não terminou de ler: não esqueça de explicar o motivo do abandono.
Dia 11 – seu tipo de livro favorito: Romance? Suspense? Aventura? Ficção?
Dia 12 – um livro que te faz lembrar alguém
Dia 13 – um livro que você gostaria que virasse filme
Dia 14 – personagem de livro favorita:
pode ser homem ou mulher.
Dia 15 – um livro que te conforta: aquele que você gosta de ler quando está triste, jururu, beiçuda com o mundo. O livro-chocolate da sua vida.
Dia 16 – um livro que você gostou e que virou filme
Dia 17 – uma personagem de livro que você gostaria de chamar de seu:
para namorar, casar, amassar, ter um love ou coisa do tipo.
Dia 18 – um início de livro que você gosta
Dia 19 – um livro que mudou a tua cabeça sobre um determinado assunto
Dia 20 – um final de livro surpreendente:
como no dia 01, pode ser tanto positivamente ou negativamente. Ou ambos. E cuidado com os spoilers!
Dia 21 – um livro guilty pleasure
Dia 22 – casal literário favorito
Dia 23 – uma personagem irritante:
pode ser homem ou mulher.
Dia 24 – uma citação de livro que você gosta
Dia 25 – 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler”
Dia 26 – um livro que você gostaria de ter escrito
Dia 27 – se um livro tem ___, você sempre lê:
não deixe de mencionar um livro que tenha o seu item indispensável.
Dia 28 – um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu
Dia 29 – um escritor que você adora e um que você detesta
Dia 30 – qual(is) livro(s) você está lendo agora?

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O que deveria ter sido...

 Estava apreensiva desde que havia acordado. Monnique tinha certeza
absoluta e irrevogável de que naquele dia haveria uma festa surpresa
para ela. Ora, era seu aniversário afinal, e era muito óbvio que todo
mundo planejaria uma grande comemoração surpresa pela qual ela já
estaria esperando, como todos os anos. Sempre agitara as surpresas
para a irmã gêmea, e sabia que Bia não deixava barato; era batata que
4 dias depois haveria uma festa. Era uma verdade universal.

O único problema é que o sol já se despedia no horizonte, e, até
aquele momento, nem sinal de beixigas, nem brigadeiros, muito menos
sundae. Alguma coisa estava errada...
Remus a havia cumprimentado normalmente, desejado-lhe todas as coisas
maravilhosas que ela merecia, fazendo seus olhos se encherem d'água
teimosamente. Sirius a havia levantado no ar e feito-lhe cócegas, Lily
lhe abraçara por longos minutos, James, com seu sorriso fácil de
sempre, havia desejado feliz aniversário e tudo de bom. A gêmea já a
havia chacoalhado logo cedo, também com todos os votos de felicidade e
sucesso.
Ou seja, esse ano eles não haviam fingido ter esquecido. E esse era o
grande problema.

Era assim? Só isso? Nem um abraço em conjunto? Nem uma velinha?
Caminhava pela rua, que estava estranhamente vazia, tentando lembrar
se tinha deixado passar alguma piscada de olhos, algum cochicho entre
eles, mas nada. Não era como se quisesse uma festa enooorme para
celebrá-la, mas é que costumavam celebrar TUDO, tudo era motivo para
festa, risadas e comilança. Por que, justo no seu aniversário, eles
resolveram economizar?

Deu de ombros, sem chegar a conclusão alguma. De tão absorta em seus
pensamentos, Monnique continuou caminhando e mal percebeu que a
calçada ia se tornando uma trilha, que se embrenhava por uma floresta
bastante sombria. Tinha certeza de que nunca havia estado para aqueles
lados da cidade. Nem sabia que havia bosques por ali...

Estava escuro demais, e Nikki começada a ouvir barulhos muito
estranhos, ruídos que parques de cidades não ecoam. Deve haver muitos
bichos por aqui, pensou ela. Considerou voltar para casa, mas imaginou
que devia estar a poucos passo de atravessar o bosque...
Virou-se de repente, quando pareceu ter ouvido patas de cavalos sobre
galhos pelo chão. Tudo muito estranho...
Arregalou os olhos dianta da constatação: aquele bosque não era bosque
coisa nenhuma! Estava na Floresta Proibida, sozinha, perdida, com frio
e com vontade de comer as coxinhas e bolinhas de queijo que deveriam
estar presentes na festa inexistente de seu aniversário! E como se não
bastasse tudo isso, devia ter invadido o território dos centauros e
agora ia se ver com todos eles! Mas que belo presente!
Ouviu os cascos se moverem pelas folhas caídas novamente, e pela
frequência dos ruídos, os centauros não deviam estar nada
felizes...Então o som dos cascos aumentou, e tinha certeza de que
cavalgavam em sua direção... Botou as mãos no rosto esperando pelo
ataque enquanto eles chegavam mais e mais perto dela... Até que...

- SURPREEEEESAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

Nikki espiou por entre os dedos e a Floresta tinha sumido. Estavam
todos lá, os Marotos, Lily, Dorcas, Marlene, Frank e Alice, e é claro,
sua gêmea, que estava toda contente com um chapézinho de aniversário
de vassouras e pompons nas mãos.

- Vocês queriam me matar, é?? - reclamou Nikki, com as mãos no
coração. Sirius rolava de rir em um dos puffs que havia no lugar.
Beixigas laranjas cobriam as paredes e havia muita comida nas mesas.
- Não foi minha ideia, juro! - Bia disse, achando graça.
- Dessa vez, logo se vê quem resolveu aprontar... - Lily revirou os
olhos, apontando para Sirius. - Eles disseram que queriam inovar esse
ano.
- Nada que a Sala Precisa não resolva, hein? - James disse, com aquele
sorriso indecente de quem é especialista em pregar peças nos outros.
- Pelo amor de Merlin! Achei que ia festejar em com Nick Quase Sem
Cabeça esse ano - Nikki fez uma careta e todos riram dela, e a
abraçaram cantando parabéns para a amiga e irmã.
- VOCÊ PRECISAVA VER A SUA CARA! - gargalhou Sirius, e Nikki fuzilou-o
com os olhos, o que foi o bastante para que ele tentasse segurar o
riso.
- Ah, Nikki, precisávamos de algo original! - disse James. - Até por
que sua irmã não se contentava com nada que se não fosse ser
inesquecível...
- Eu não deixo barato, não - gabou-se Bia e Nikki riu dela.
- Deixou foi muito caro! Ano que vem você que não se cuide para ver!

Todos riram e celebraram até tarde da madrugada...

presente da @beatrizcosta, minha amada irmã gêmea!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

OI!

Cansei de política,
cansei de pensar,
cansei de escrever,
cansei de falar

Só queria algumas coisas
(já me disseram que eu sempre quero demais)
Mas não quero parecer ingrata

Tenho tanto já a agradecer,
que pedir parece abusar de alguma coisa

mas quem me conhece sabe
da nostalgia que me acomete
cada vez que se aproxima
a fatídica data de amanhã

Só queria juntar num mesmo espaço físico
assim, ao mesmo tempo
todas as pessoas que eu amo

Assim, embrulhadinhas em papel de presente
cobertas de sorrisos
e cheias de braços
e bocas falantes
e gargalhadas
e histórias sem fim

Mesmo aqueles mais queridos
com sua mania de zombar de mim...


terça-feira, 12 de outubro de 2010

De agitação e compromissos

Sei que eu sempre digo que sou relapsa, mas o meu sumiço recente não é fruto unicamente disso, posso garantir!
Não sou aquele tipo de pessoa que gosta de se gabar pelos quilos de atividades divertidas e variadas das quais participa (ou talvez até seja esse tipo de pessoa...) mas vou compartilhar um pouquinho da minha rotina assustadora, com um pouquinho dos meus prazos, quem sabe eu não visualizo melhor as coisas. Sem contar que aí quem sabe minha mãe pára de ligar toda hora lembrando coisas que eu já deveria ter feito e que esqueci...

Vou ignorar a ordem de pedido das coisas, e vou começar com as coisas mais urgentes (que, aliás, eu deveria estar fazendo no exato momento em que escrevo esse post.)

1. Diário da Donna. 
Quem me acompanha fora daqui sabe que minha peça (Mamma MIa, o musical, esse mesmo que vc tá pensando, com as músicas do ABBA) estréia em curtíssima temporada, um fim de semana apenas, ESSE fim de semana. Minha personagem, Sophie, tem uma cena com o Diário da mãe. Acontece que o meu diário, usado nos ensaios, tem um fecho que cismou de não abrir nas horas em que eu mais preciso dele, ou seja, lá vou eu providenciar (feito à mão) um lindo diário de adolescente, com cada fofinha, aspiral e SEM fechos mal assombrados.

2. Comprar ingressos
Ainda sobre o assunto Mamma Mia, eu postei faz uma semana o fato de eu ter ingressos pra vender. Hoje, as pessoas vêm me pedir ingressos. Resultado, lá vou eu complementar os ingressos que eu já tinha, torcendo pra que não tenham se esgotado e pra que todas as pessoas que eu gosto consigam assistir.

3. Figurinos

É de se esperar que a essa hora eu já tenha os figurinos não é? Não. Lembrar de pegar os figurinos hoje, antes do ensaio geral. Isso me lembra que hoje é o ensaio geral, ou seja, tudo que eu tenho a fazer deve ser condensado até antes das 3 horas da tarde. O que me lembra do...

4. Almoço
Que eu ainda não fiz, esperando minha irmã chegar faminta e decidir que molho ela quer pro macarrão. Sim, porque a pequena não suporta bolonhesa e implica com meus temperos especiais!! (nham!)


5. Documentos
Minha mãe é arquivista. Sério. Como assim ela não sabe onde pôs os documentos que eu preciso? Sobrou pra mim procurar... Eba! ¬¬

6. Mais documentos
O que me lembra que tem documentos que eu tenho que buscar no fim do mundo, antes de chegar no ensaio geral, e eu nem sei se passar por lá é caminho... Lembrar papai de mudar a rota até o teatro...

7. Apresentação
Isso porque hoje seria a apresentação de um artigo lindo que eu terminei ainda essa semana, mas que vai calhar de ser bem na hora do ensaio geral, então minha dupla tá tentando convencer o profs a nos deixar apresentar na próxima aula.

8. Cabelo
O que me lembra que minha net acabou de pifar e que eu ainda tenho que postar isso, tomar um super banho e cachear o cabelo (com naturalidade, sem babylise) para o ensaio geral, que vai ser GERAL mesmo, em todos os sentidos, capilares inclusos.

9. Médicos
Porque meus pais cismaram de me enfiar numa bateria de exames pra eu fazer antes de viajar sem a companhia deles, incluindo dentistas, exames de sangue, e o que mais eles ousarem imaginar, tudo a ser marcado, feito e analisado em um mês. E eu adoro médicos...¬¬

10. Hospedagem
O que me lembra que , por conta da viagem, vou passar 3 dias na casa de uma amiga da mamãe, em recife, que precisa das informações sobre meu Vôo pra me buscar no aeroporto. Informações que eu não posso enviar agora pq, segundo o atendente da Net , “Minha conexão está com pequenas falhas que serão corrigidas até 13 horas. ” Espero que a estimativa esteja correta...

11. Projetos
E eu que ainda sonhava em concluir pelo menos metade dos meus projetos antes de viajar.
Tenho a proposta e o planejamento do Projeto de RPG com um aluno que eu monitorei semestre passado, o Cine Dewey, uma exibição de filmes com discussão de professores, em conjunto com o pessoal da psicologia, o Meme Literário que a Happy batatinha postou hoje e eu to doida pra fazer, o livro novo dos diários secretos da Agatha Christie que eu ganhei e só me fez perceber que eu preciso urgente reler outros livros dela, o que me faz, novamente, pensar em entrar pro Projeto Agatha Christie , fora os livros que esperam por mim tanto na pilhinha de livros a ler quanto no meu criado-mudo lotado, minha pretensão de manter esse blog como um agenda de viagem. Ah, não posso esquecer da edição das gravações de vídeo-aulas que eu e meu orientador de monitoria filmamos mas que estão sem edição até agora (3 aulas tutoriais em vídeo... ngm merece)

Bom, acho que esses são todos, pra me consolar, eu já...

1 Produzi, imprimi e apresentei o banner de Introdução à Docência, sobre a minha monitoria (mais uma filmagem pra editar...)
2 Decorei todas as falas de Mamma Mia, com cacos imaginados e possíveis alterações já pensadas
3 Separei minhas roupas, meias e dei um jeito de trocar de roupa nas coxias com auxiliares estratégicos
4 Combinei horário e local com as meninas que eu vou levar de carona pro ensaio geral

É, ver a diferença entre as duas listas não foi consolador... bom, lá vou eu tentar fazer alguma coisa útil ainda hoje.

FUI!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Stop Motion

Tá, eu admito: me empolguei com stop motion, fazer o quê??

Como eu não posso fazer nada, aviso logo que esse post é puramente de dicas de stop motions legais!! Sooo, have fun!!

O primeiro, eu roubei do meme de um mês da Happy batatinha! É um clipe premiado todo fotografado em mais de 200 fotos que, aliás, estão agora em leilão (cada uma é a única cópia existente) sendo vendidas ao redor do mundo. Já sabem que meu aniversário tá chegando, quem quiser me dar uma, #ficaadica.



O segundo é o já manjado (mas não superado) T-shirt War, a Guerra de Camisetas, postado no canal do Rheet e do Link no tyoutube, de onde, aliás, saem os melhores vídeos povoadores das minhas noites insones.


O terceiro é uma macarronada alternativa, bem a cara dos nerds, dica tirada de (acredite ou não) um quadro do programa do Gugu que eu parei pra ver, ao acaso, quando passava pela sala... Pra vc ver como é possível garimpar as coisas em cada lugar...


E, pra finalizar, mais uma das produções do OkGO, essa em stop motion, aliás, um dos primeiros vídeos do gênero q eu assiti... detalhe para as bocas cantando a música com perfeição, mesmo que cada movimento seja uma clicada distinta!

domingo, 26 de setembro de 2010

Um filme


Eu nunca entendi o enorme exagero com que as pessoas tratam a morte.
É como abominar o fato do céu ser azul ou do sol surgir todas as manhãs,
ou da noite sempre chegar, escura e cheia de sombras...
Sem sentido e inútil.

Mas um dia eu ainda escrevo mais sobre a morte. Hoje meu post foi inspirado por um filme.
O filme foi um presente inesperado de mim mesma. (Calma, eu explico) Não sei o que me fez, em uma manhã de tédio, marcar na tv filmes que eu queria ver, mas que só iam passar dali a muitos dias, mas eu o fiz. Não sei o que fez meu pai ligar a tv hoje, na hora exata do começo do filme, mas ele o fez. Não sei o que fez minha mãe querer ler o resumo, e minha irmã ficar na sala
conosco, e meu pai desistir do futebol pra assistir a um filme que Eu escolhera, mas foi assim que foi. E foi assim que deveria ter sido.



O filme se chama "My sister's keeper" - em português, "Uma prova de amor" - e muitos já falaram sobre ele, descreveram e criticaram (para uma crítica , clique aqui) mas eu não sou crítica de cinema, então vou falar sobre o que me chamou a atenção.


É um filme de família, então, se vc ainda não assistiu, eu aconselho assistir em família! (XD)
Mesmo cheio de atores conhecidos - e alguns deles conhecidos por filmes de um gênero bem diferente, como os de comédia Cameron Dias e Alec Baldwin ou a de filmes "sessão da tarde"
Joan Cusack - a história traz um quê de verossimilhança que prende o olhar, e emociona.
É a vida de uma família que gira em torno da
filha mais velha, Kate, que sofre de leucemia.


Mas os percalços da doença da adolescente passam a segundo plano quando a irmã mais nova, Anna, gerada para ser a doadora perfeita para a irmã, decide processar os pais pelo direito de tomar as decisões sobre seu próprio corpo, e se recusa a doar o rim que salvaria a vida de Kate.

O enredo, que tinha tudo pra se tornar dramático, traz cenas de singela delicadeza, realismo, humor e o cotidiano familiar em essência.

Falar mais que isso pode estragar a experiência de assisti-lo, então termino com o trailer:


Quase ia esquecendo, o filme é baseado no livro homônimo de Jodi Picoult, que tem um final substancialmente diferente do final do filme, além de algumas mudanças nas motivações de alguns dos personagens. Entrou na minha lista de leituras futuras.


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Uma nova geração de velha guarda


Não sei se vocês vem acompanhando as críticas ao comportamento exageradamente infantil de alguns adolescentes, cujos alvos principais são os cantores ditos "pop", tanto os internacionais (como o Justin Bieber) quanto os nacionais (como as bandas Cine e Restart).
Não vou aqui acusar nem defender ninguém, vou apenas constatar um fato. O fato de que o comportamento em massa tem se apropriado dessa geração de adolescentes que parece precisar mais de aceitação do que as anteriores. Sim, porque todos nós, e nossos pais, e nossos avós passamos por essa fase em que os amigos são os juízes de cada comportamento, e em que o agir diferente pode tanto ser o motivo de uma dita "popularidade " quanto o de um "exílio social".
Mas tanta gente já comentou sobre isso, tanta gente já twittou e postou sobre isso, que o assunto (embora não tenha se esgotado) está saturado, pelo menos pra mim.

Então, eu resolvi falar (mais uma vez) sobre um movimento contrário que não posso também afirmar ser certo ou errado, posso apenas constatar que tomei conhecimento dele.
Em minhas incursões internáuticas acabei dando de cara com uma comunidade interessante de leitores e incentivadores da leitura.

Quem conhece o Skoob, ou o Clube do Livro, ou o Meia Palavra, ou tantos outros do gênero, sabe do que eu estou falando.
São pessoas que discutem tanto clássicos atemporais quanto os novos bestsellers que, por sua vez, vem despertando os jovens aos prazeres da leitura - mesmo que muitas vezes eles prefiram assistir o filme baseado no romance a ler a história de fato.
Descobrir esse novo nicho, esse underground literário, me deixou feliz (Olha!! Minha espécie não está mais em extinção!!) mas algumas observações recentes me levaram a pensar que um outro extremo vem se formando.

O purismo literário juvenil, como eu gosto de chamar, ou a Nova Velha guarda.

Vou explicar: trata-se de um grupo de jovens que se afeiçoou mais à forma que ao conteúdo, uma oposição exagerada aos modismos recentes. São jovens que economizam pra comprar uma edição de luxo daquele livro que eles já tem na versão capa original, só pra completar uma coleção, só pela posse (porque são tão preciosos que emprestá-los está fora de cogitação)
O desejo não é, como no caso dos leitores saudáveis, o conhecimento, ou a diversão propiciada pela leitura, ou até mesmo o prazer de ver seus amigos lendo o mesmo que você para discutirem depois.
É mais uma necessidade de auto-afirmação, tanto quanto gostar das bandinhas coloridas.
Quando seus livros viram um bem comprado, ao invés de um mundo de sonhos, o prazer da leitura acaba, as amizades maravilhosas que a leitura nos presenteia não surgem, jovens se tornam tão quadrados e rígidos quanto a geração que os precedeu.
Não, eu não gosto das bandinhas coloridas, mas também não "sinto coceiras só de ver uma edição sem orelha ou capa dura". Eu adoro meus livros, e tomo todo cuidado com eles, mas não me recuso a emprestá-los e compartilhar a magia de cada um deles com quem desejar.
Sim, eu me delicio pelas promoções do Submarino, e pego livros na biblioteca, não importa o quão velhos ou quão despedaçadas suas capas estão. Sim, eu preencho minha estante do Skoob, mas me divirto no processo, não olho com superioridade para aqueles cujas estantes não possuem Kant ou Sheakspeare...

Só queria alertar a quem me lê para que nós não incorramos no erro de, tentando nos opor a uma geração de modismos e infantilidade, nos tornemos antiquados e envelhecidos, em plena juventude.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Detalhes tão sutis


A Caixa de Música
Bia Bedran

A
vida é
uma caixa de música
que não para de mostrar
os seus encantos,
que nem sempre estão na cara.
Feito uma pedra rara
que na terra se esconde,
a vida é um tesouro
que nós sempre buscamos...
onde? onde? onde?
onde?

Infelizmente, eu não pude comparecer a essa maravilhosa recordação viva dos meus tenros anos de infância, que foi o show de hoje da doce e divertida Bia Bedran, a bailarina cantora de estimação da minha caixinha de música infantil.

Seus poemas musicais e sua voz de c@ntadora de histórias embalaram (e ainda embalam) meus momentos de alegria, tristeza, curiosidade e questionamentos, sempre com uma graça que me faz sorrir, ou uma frase que me faz pensar.


Por causa da Bia, tornei-me a amiga-inimiga número 1 do piolho, batizei meu violão (mas claro que o nome dele não chega aos pés do suntuoso João Sebastião Benedito de Sousa), subi num tronco pra comer cacau, perdi um anel no mar, me apaixonei pela flor do mamulengo....

Por causa da Bia, aprendi que o mar tem muitas cores, depende dos arredores que ele corre norte a sul, que menino também é planta, que nunca se deve fazer cocô em cemitério, que, pra cada hora do dia, as múmias fazem uma atividade, de maneira ordeira e organizada... (nunca mais o relógio foi o mesmo...nem as visitas a museus...), que de abóbora se faz melão, e de melão faz melancia, e que, se vc ver muita televisão, sua cara vai tomando o formato da telinha.

Bia Bedran me ensinou que a leitura é uma aventura que você faz sem sair do lugar, e que não tem videogame não, e nem computador, pra inventar histórias só o escritor.

Então, o post de hoje é dedicado a essa menina grande.
Um lamento por não ter podido vê-la e me encantar com ela,
Uma alegria por saber que ela ainda encanta meus pequeninos,
Um sorriso por lembrar de como ela influenciou pra que eu mantivesse a menina dentro de mim.
Uma certeza: que eu não vou deixar de ouvir, jamais, os segredos de som que o sil~encio me contar!

Enfim, pra quem ainda não a conhece, vale visitar seu site, e mergulhar no mundo da fantasia. E, pra quem conhece, fica o desafio de descobrir todas as referências musicais contidas no texto acima!

XD

Uma boa noite e bons sonhos,

terça-feira, 14 de setembro de 2010

De Fernando e de Clarice



"Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos,
resta-nos um último recurso: não fazer mais nada.
Por isso, digo, quando não obtivermos
o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado,
melhor será desistirmos e procurar mais adiante
os sentimentos que nos negaram.
Não fazer esforços inúteis,
pois o amor nasce, ou não, espontaneamente,
mas nunca por força de imposição.
Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;
outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés.
Os sentimentos são sempre uma surpresa.
Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido.
Quase sempre amamos a quem nos ama mal,
e desprezamos quem melhor nos quer.
Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado,
resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer"

Clarice Lispector


"Enquanto não superarmos
a ânsia do amor sem limites,
não podemos crescer
emocionalmente.

Enquanto não atravessarmos
a dor de nossa própria solidão,
continuaremos
a nos buscar em outras metades.
Para viver a dois, antes, é
necessário ser um."

Fernando Pessoa


"A liberdade é a possibilidade do isolamento.
Se te é impossível viver só, nasceste escravo."



"Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."


"...Que minha solidão me sirva de companhia.
que eu tenha a coragem de me enfrentar.
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo."