quinta-feira, 19 de julho de 2012

De uma Coisa de se Ler - A Culpa é das Estrelas



Minha vez!

Eu venho procrastinando por um tempo, mas já vi que não posso mais adiar. Não sou muito fã de resenhas, especialmente quando elas superexaltam ou criticam demais um livro que eu ainda não li... No entanto, The Fault in our stars (A Culpa é das estrelas) me tocou demais para não dizer nada, especialmente nessa semana Especial John Green.



Antes, uma breve introdução: Eu soube de TFIOS bem na época que conheci os Vlogbrothers, então dei logo de cara com o vídeos do John autografando loucamente - e literalmente-  150.000 cópias do livro. (Ainda não sabe dessa parte? leia a explicação do The Review Kingdom ) Então, fiquei doida pra ter uma cópia autografada.


Acabei deixando pra cima da hora, e no último dia, minha prima linda acabou encomendando uma pra mim via uma amiga dela que estava nos EUA, o que acabou me deixando livre do frete! XD Td bem que foi no ultimo dia, entao fiquei na super ansiedade de ver se viria autografado mesmo, e tive que esperar essa amiga voltar pro Brasil, mas no fim, recebei meu The Fault is our Stars lindo e autografado em hidrocor azul!




(Minha prima: Achei que vc ia se decepcionar, o autógrafo é só um rabisco.
Eu: Não. É um Jota e um rabisco! =)) E Eu ADOREI!)


Enfim, vamos à resenha:

A Culpa é das Estrelas é um livro narrado em primeira pessoa por uma menina de 16 anos.Seu nome é Hazel Grace Lancaster. Ela tem o cabelo curto, o humor ácido, adora ler e ver televisão. Seu livro de cabeceira é Uma Aflição Imperial, e seu seriado de TV favorito é America's Next Top Model. Ela já terminou o Ensino Médio, um pouco cedo para as meninas da sua idade. Ahh, ela também tem câncer.

É exatamente assim que eu vejo o livro. A doença é uma parte de Hazel, uma parte como todas as outras, que pode ter influenciado a sua maneira de ver o mundo, mas quem de nós não é influenciado pelas situações que viveu?

A Culpa é das estrelas não é um livro sobre cancer. É um livro sobre a vida em suas mais diversas formas. É um livro sobre perda e sobre esperança, sobre amor e sobre amizade, sobre como viver mais intensamente não quer dizer viver mais.

É importante dizer que Hazel (ou Augustus, ou Isaac ou Caroline) não são mais inteligentes nem mais sábios ou mais heróicos que qualquer adolescente. Suas dúvidas, medos, sonhos, são comuns a muitos de nós. E este é um dos pontos que me fez apaixonar pelo livro. Não é difícil se relacionar com os pensamentos e sentimentos dos personagens.

A Culpa é das Estrelas me ensinou a valorizar cada passo, cada olhar,cada inflar dos meus pulmões saudáveis, cada infinito limitado que eu posso compartilhar com alguém que amo.

Com ele, aprendi a rir de mim mesma, e a colocar coisas em perspectiva. Aprendi que poesia pode ser feita a cada instante, aprendi que posso pesar meus atos pelas suas implicações metafóricas,aprendi que às vezes é melhor não deixar marca nenhuma no mundo a deixar uma cicatriz.

Aprendi que embora eu saiba que um dia o sol explodirá e engolirá a nós todos, e não vai sobrar nenhuma prova de que um ser humano jamais existiu no universo,eu ainda tenho o direito de ter medo de ser esquecida.

***


Livro: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Valor: 29,90, com 20% de desconto na Saraiva

Siga #CulpaDoJohnGreen e os outros blogs da semana para saber mais:





3 comentários:

  1. Prima, depois de 3 anos eu li essa resenha! Passou batido por mim. Que lindo! Eu amei esse livro que li sob sua influência. E ainda hoje, a resenha tocou meu coração. Tão atemporal... Tão intenso. Que bom que eu consegui trazer o livro autografado para você. Hoje entendo que não é só um rabisco. Nunca foi. Te amo! Nanda

    ResponderExcluir