quarta-feira, 14 de abril de 2010

leitura sonora

Já que esse blog foi criado pra fazer uma leitura de mundo, independente do suporte, lá vai uma leitura crítica de uma apresentação musical:

Uma moça doce, alegre, com riso fácil e simpática até doer.
Isso aliado à uma personalidade divertida e dinâmica, um arzinho de timidez e uma voz maravilhosa.
Essa é Lia Veras, a cantora (e, agora, compositora) do show que eu tive a graça de prestigiar ontem, às 19 horas, no Centro Cultural Oboé que, aliás, tem uma programação gratuita de qualidade ímpar pouco frequentada, infelizmente.

Lia, que eu tive a felicidade de conhecer nos bastidores do Festival de Música de Ibiapaba, no ano passado, tem a voz suave com nuances de profundidade que surpreendem, além do bom humor e da conversa leve que mantém com a platéia, convidando-a, em diversos momentos, a participar ativamente do show.

Desde o momento que antecedeu a apresentação, com a presença dos músicos em contato direto com o público, perpassando pelo diálogo travado durante a apresentação, até os cumprimentos finais nota-se um contato marcante com a platéia.

O show, em si, teve qualidade excelente. Músicas que prestigiam compositores locais e de renome nacional, sempre no bom estilo MPB, com frevo, samba, marchinhas e outros ritmos tão brasileiros alegraram a noite, culminando na estréia da cantora como compositora, com um frevo muito gostoso e "a cara" da Lia, que ela compôs em parceria com uma amiga, Luciana.

Pra terminar, quero deixar meu elogio aos competentes músicos que a acompanharam: a violonista Rebeca Câmara, de presença marcante e desenvoltura notáveis, o violonista Victor Hugo Faustino (meu querido Vitinho, ou o nosso chuchu) que dispensa comentários, e o percussionista Denilson (perdoe-me se erro o nome) também ótimo músico.

Pra terminar, vai aí a lista de músicas do show( que se chama Lia Compasso de Alegria), só pra dar um gostinho:

A Violeira
(Tom Jobim/Chico Buarque)

Boca de Siri
(Wilson Baptista/Germano Coelho)

Nova ilusão
(Zé Menezes/Luiz Bittencourt)

Doroty Lamour
(Petrúcio Maia/Fausto Nilo)

Cantiga do Sapo
(Jackson do Pandeiro)

Respeita Januário
(Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)

O que vier eu traço
(Zé Maria/Alvaiade)

Belle Frevo
(Luciana Costa/Lia Veras)

Coisa acesa
(Moraes Moreira/Fausto Nilo)

Vassourinha elétrica
(Moraes Moreira)


E o bis: Máscara negra/ Pierrô apaixonado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário